FutCards - Christian Gama

Blog/Site criado para colecionadores de Cards de Futebol ( modelo Ping pong anos 70 / 80 ).
Todos os cards aqui postado estão de forma GRATUITA, para baixar,imprimir e colecionar .

Boa coleção a todos!

Coleção Ping Pong (Origem)

Veja como tudo começou:

Final dos anos 70. Os colecionadores de artigos relacionados ao esporte bretão conhecem um novo produto que se tornaria mania. A nova atração dividiria atenção com o futebol de botão, álbuns de figurinhas e revistas especializadas. Estamos falando dos inesquecíveis Futebol Cards, que vinham nas caixas de chicletes da Ping Pong.

Careca, Falcão, Roberto Dinamite, Sócrates e Zico são somente alguns dos craques que tiveram seus cartões comercializados. Entre 1978 e 79, foram lançados 484 cards individuais de atletas de 22 times brasileiros (América-MG, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Botafogo de Ribeirão Preto, Caldense, Colorado, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Guarani, Internacional, Londrina, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo e Vasco). Dois anos mais tarde, surgiu a série Grandes Jogos, com 104 cartões de duelos memoráveis do futebol nacional. “Muitos jogadores da época nem sabe que isso foi feito. Nenhum deles recebeu direito de imagem. Bancarem uma coleção como essa hoje seria algo difícil”, analisa o médico e vendedor de antiguidades Celso Lopes. O fanático possui toda a coleção e comercializa Ping Pong Cards em uma loja no centro de São Paulo.Careca, Falcão, Roberto Dinamite, Sócrates e Zico são somente alguns dos craques que tiveram seus cartões comercializados. Entre 1978 e 79, foram lançados 484 cards individuais de atletas de 22 times brasileiros (América-MG, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Botafogo de Ribeirão Preto, Caldense, Colorado, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Guarani, Internacional, Londrina, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo e Vasco). Dois anos mais tarde, surgiu a série Grandes Jogos, com 104 cartões de duelos memoráveis do futebol nacional. “Muitos jogadores da época nem sabe que isso foi feito. Nenhum deles recebeu direito de imagem. Bancarem uma coleção como essa hoje seria algo difícil”, analisa o médico e vendedor de antiguidades Celso Lopes. O fanático possui toda a coleção e comercializa Ping Pong Cards em uma loja no centro de São Paulo.


No verso dos cartões sobre jogadores vinham dados sobre o boleiro como nome completo, peso, altura, equipes que defendera, títulos e curiosidades como hobby, cantor favorito, prato predileto. Diversos cards são tidos como raros e custam pequenas fortunas. “A maior dificuldade é achar os cartões dos times de Minas. América Mineiro e Caldense são o terror de todo colecionador”, explica Lopes. Originalmente, a coleção teria 489 cards, mas cinco nunca chegaram a circular embora apareçam nos cartões de controle. Na época, muitos fanáticos juntavam dez embalagens de envelopes e enviavam para a Ping Pong. Depois, recebiam por correio o Porta Craques, um fichário de papelão para guardar os cartões. Atualmente, conseguir um fichário desses também não é tarefa fácil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário